Alimentação no Inverno

Mobirise

As pessoas ficam tão preocupadas com o que irão comer antes de praticar algum exercício e se esquecem completamente de comer logo após este e até mesmo vão dormir ou trabalhar sem comer nada! É aí que mora o perigo, elas não sabem que irão demorar muito mais para atingir qualquer que seja o objetivo sem uma boa refeição pós-treino.
Para que a recuperação seja rápida, eficiente e o objetivo seja rapidamente alcançado.A intenção é repor os estoques de glicogênio depletados durante a atividade e fornecer substratos para que as fibras musculares sejam reconstruídas.
É necessário continuar tomando 2 litros de água por dia mesmo no inverno? Embora no inverno a sensação de sede diminua é muito importante a ingestão de água nesse período. O consumo de cerca de dois litros nesses dias mais frios é importante para evitar problemas renais, doenças de pele e desidratação. No inverno, o corpo de fato precisa de menos água do que no verão, por isso sentimos menos sede. O problema é que pessoas que já bebem pouco no calor, bebem menos ainda no frio.

Existe um equilíbrio entre a ingestão e a eliminação de água pelos mecanismos reguladores do organismo, a perda de água é regulada pelos rins, pela pele, pelos pulmões, pelo tubo digestivo. A água não deve ser bebida na quantidade necessária para manter a condição do corpo estável em termos de temperatura e pressão. A quantidade de água que devemos ingerir por dia depende da quantidade eliminada. Eliminamos cerca de 2 litros de água por dia pela urina, fezes, transpiração e expiração do ar. Sendo assim a mesma quantidade de líquidos deve ser ingerida . A quantidade pode aumentar dependendo de outros fatores como peso, altura, sexo, atividade física, clima etc.

Uma forma de se observar se a quantidade de água ingerida é adequada, é observar a quantidade de urina eliminada no dia e sua cor . Quando a quantidade de água é suficiente, a urina é eliminada em grande quantidade e em cor clara, quase transparente. Se a sua urina é pouca e de cor escura, o seu corpo está avisando que precisa de mais água.O ideal é que se beba água aos poucos, ao longo de todo o dia, a água existente nos alimentos também é válida para completar a quantidade necessária de água do dia, frutas e legumes com alto teor de água e sopas são boas opções.

Como podemos nos alimentar bem no inverno, sem precisar ingerir comidas muito calóricas? Em qualquer época do ano, é fundamental manter um cardápio equilibrado e nutritivo, com a presença na quantidade adequada de carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. È verdade que o apetite aumenta naturalmente com as baixas temperaturas, no frio o organismo precisa de mais energia para produzir os níveis ideais de calor, no entanto mesmo deve se ter uma alimentação equilibrada. É verdade que necessitamos nos alimentar um pouco mais no inverno mas não se deve comer alimentos gordurosos em grandes quantidades; feijoada, fondue, calabresa, bacon e chocolates devem ser consumidos moderadamente. O ideal é alimentar-se várias vezes ao dia, mas sem exageros. A alimentação adequada é uma grande aliada da boa saúde, visto que uma dieta irregular pode ser fator determinante ao surgimento de doenças graves como hipertensão e obesidade, além de contribuir com eventos cardiovasculares. 
Endereço

Av. Moaci, 857 - Moema
São Paulo - SP
Próximo ao metrô Eucaliptos e
Shopping Ibirapuera


Contatos

nutricionista@nutricionistasp.com 
Telefone: (11) 5535-3242 
Whatsapp: (11) 97232-7220

Links

www.nutricionistaesportivo.com

The page was created with Mobirise website template